HTDOURO, entidade organizadora do 6º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro, fez um balanço positivo do festival decorrido durante novembro último, onde reconhece, nos resultados obtidos, o esforço e o profissionalismo de todos os restaurantes e tascas selecionadas.

Este sentimento de entusiamo, sentido pela organização, parceiros do evento e jurados do concurso, foi partilhado pelos 35 estabelecimentos de restauração e pelo público em geral, onde não foi descurada a promoção da gastronomia, da cultura e do património dos concelhos envolvidos.

O conceituado júri do concurso “Os três Melhores do Festival”, composto por Dr. Paulo Sá Machado - gastrónomo e apreciador da gastronomia tradicional portuguesa, Dr. Paulo Vaz - Diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego, Padre Areias – Mestre em Ciências Religiosas e Capelão na UTAD, José Silva – gastrónomo e crítico de gastronomia e vinhos e Luís Mendonça – Diretor da Universidade FM, efetuou o périplo pelos 21 restaurantes e tascas a concurso para recolha dos elementos de apreciação (Condições de Higiene, Ambiente e Organização, Acolhimento e Simpatia, Gastronomia e Vinhos e o Conhecimento da Região), necessários para a decisão final sobre os eleitos.

Para além da já noticiada atribuição de valor à herança cultural dos petiscos típicos, através da seleção de algumas da “tasquinhas e casas de pasto” que integram a “Rota das Tascas do Douro”, a organização do evento decidiu, nesta 6ª edição do Festival, melhorar o modelo do concurso, baseado numa análise Value for Money (preço/qualidade), e elevá-lo a um nível superior à edição anterior. Este aprimoramento deveu-se à árdua tarefa, sentida pelos elementos do júri, de eleger apenas Os Três Melhores do Festival.

Neste contexto, por sugestão do júri, foi decidido distinguir não só os merecidos vencedores, como também atribuir valor àqueles que, não atingindo em pleno o conceito do festival, se assemelharam aos vencedores e se diferenciaram dos demais participantes.

 

A decisão final, já comunicada aos participantes, revela que os vencedores do concurso “Os Três Melhores do Festival” são:

  • RESTAURANTE CASTAS E PRATOS no Peso da régua;
  • RESTAURANTE O BARÃO – POUSADA BARÃO DE FORRESTER em Alijó;
  • RESTAURANTE TÁBUA D´AÇO em Tabuaço.

De forma a que a apreciação fosse justa e coerente com a metodologia de avaliação, foi decidido atribuir uma Menção Honrosa aos restaurantes:

  • RESTAURANTE COA MUSEU em Vila Nova de Foz Côa;
  • RESTAURANTE O TACHINHO DA TÉ em Tabuaço.

 

A organização do evento decidiu ainda reconhecer aqueles que, durante a realização do festival, contribuíram para a promoção e divulgação da Gastronomia, da Cultura, do Património e dos Vinhos. Assim, os distinguidos pela Arte de Bem Cozinhar, pela Inovação, pela Originalidade e pela Tradição são:

Homenagem à Cozinheira e Cozinha Tradicional:

  • RESTAURANTE TOCA DA RAPOSA em Ervedosa do Douro – São João da Pesqueira.

Inovação:

  • TASKAZITA em Lamego.

Tradição:

  • ADEGA MATOS em Lamego.

Originalidade:

  • A TASQUINHA DO MATIAS em Tarouca.

Todos os restaurantes que participaram na sexta edição do festival irão receber Certificados de Seleção e Participação. Aos vencedores e distinguidos do concurso será oportunamente efetuada uma visita conjunta, da organização, júri e parceiros, para entrega dos prémios e dos certificados de distinção.

A HTDOURO e os indispensáveis parceiros Câmara Municipal de Lamego, Douro Alliance, Caixa Agrícola Beira Douro, Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Lacticínios do Paiva, Raposeira, Soltagiga e Murganheira, agradecem e felicitam, não só os vencedores do concurso, mas todos aqueles que participaram no Festival, que submetendo-se à avaliação do júri, cumpriram com as expectativas da organização do Festival.

 

 

Últimas Notícias

Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro

A HTDOURO, Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro, é uma entidade com 15 anos de existência, com um elenco diretivo multidisciplinar que se vocaciona para uma ação direta no terreno, reforçando o empenho das Instituições suas parceiras bem como dos seus Associados.

hot clinicNos últimos anos, fruto de um esforço de profissionalização, agregou na sua estrutura diretiva pessoas com fortes desempenhos profissionais nas áreas do Ensino, Economia, Gestão, Turismo, Enologia, Cultura, Marketing, Tecnologias entre outras.

Estabeleceu ainda parcerias dinâmicas com algumas reputadas Instituições da região e fora desta.

 

Ler mais...




Contactos

mapLargo dos Bancos
Edif. do Turismo do Douro
               5100 - 099 Lamego

map(+351) 254 688 433