O concurso Os Três Melhores do Festival” realizado no âmbito do 6º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro, que decorreu em novembro último, distingue os três melhores restaurantes do Festival numa análise Value for Money (relação qualidade/preço).
A Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro - HTDOURO, entidade organizadora do Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro, deslocou-se no passado dia 24 de fevereiro ao concelho de Alijó para a entrega, in loco, do Prémio ao Restaurante O Barão na Pousada Barão de Forrester em Alijó.

A Pousada, um palacete de arquitetura portuguesa construído em 1944, acolheu nas suas magníficas instalações, entre outros convidados, a organização do Festival – HTDOURO, os parceiros do evento - Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, representada pela Dr.ª Paula Reis; Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego, representada pelo seu Diretor, Dr. Paulo Vaz, dois dos elementos do júri do concurso, José Silva, gastrónomo e crítico de gastronomia e vinhos e Luís Mendonça – Diretor da Universidade FM e, acedendo ao convite do proprietário, esteve também presente o Dr. Artur Cascarejo, na qualidade de ex autarca de Alijó, que foi o grande impulsionador da aquisição da pousada pelo atual proprietário evitando assim o seu encerramento.


Durante os trinta dias em que decorreu o 6º Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro, os 35 estabelecimentos de restauração intensificaram a promoção da gastronomia, da cultura e do património dos concelhos envolvidos. Neste contexto o Diretor Executivo do Festival, Eng.º Rui Fraga, felicitou o Restaurante O Barão - Pousada Barão de Forrester e lembrou que a “decisão final do júri teve em conta os critérios de apreciação aplicados aos 21 restaurantes que se apresentaram em concurso” (Condições de Higiene, Ambiente e Organização, Acolhimento e Simpatia, Gastronomia e Vinhos e o Conhecimento da Região), “atingidos em supremo pelo restaurante ali galardoado que em muito contribuiu para a promoção da gastronomia e do turismo em Alijó na Região do Douro”.


José Silva, habituado a estas lides de júri, confessou que “a participação como jurado se transformou numa árdua tarefa, uma vez que a região duriense tem uma cozinha riquíssima e vinhos ao mais alto nível, o que a torna, no panorama enogastrónomico e turístico, inigualável”.
A Pousada Barão de Forrester, única Pousada de Portugal localizada na Região Demarcada do Douro, embora ainda integrada na rede de Pousadas de Portugal, conta com a administração independente de Rui Sousa, um empresário local.
Remodelada em 2013, a Pousada Barão de Forrester aprofundou, com o novo conceito, a sua ligação ao Douro e à história da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo. O seu nome é uma homenagem a Joseph James Forrester, empresário inglês, radicado em Portugal durante o século XIX, que, em 1855, recebeu do Rei D. Fernando II o título de Barão, pela sua dedicação ao estudo e valorização do Douro e do Vinho do Porto.
Aos visitantes e hóspedes é proporcionada uma experiência que remete para o tempo e o espaço do Barão de Forrester. A decoração acolhedora em tons sóbrios, relaciona cada espaço com um momento ou uma paisagem da região e todos os 21 quartos contam uma história diferente de um lugar, de uma cena ou de uma herança marcantes nas deambulações de Joseph James Forrester por um território que este considerava místico: o Douro. Com um ambiente exterior que apela à calma e tranquilidade, dispõe de uma piscina, court de ténis e bar onde o Vinho do Porto é o ponto de partida para cada um dos cocktails servidos. 


Apesar de o Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro estar já na sexta edição, foi a primeira vez que o Restaurante O Barão participou neste evento. Ricardo Rebelo, Diretor da Pousada Barão de Forrester, referiu que nesta estreia “as nossas expectativas eram elevadas. Quem conhece a qualidade e o empenho da equipa, o cuidado que coloca diariamente em cada detalhe, não poderia esperar menos que uma boa prestação neste Festival”. Relembrou ainda que “apesar de efetivamente ser a primeira vez que o Restaurante o Barão participa no Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro, a nossa cozinha tem recebido várias distinções. A mais recente aconteceu no 8º Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto, em que ganhou uma medalha de Prata”.
Ricardo Rebelo vê este prémio como “mais um degrau alcançado na ascensão da Pousada ao lugar de destaque que lhe é merecido e ao mesmo tempo uma afirmação desta unidade hoteleira tão emblemática na Região”. Ricardo Rebelo acrescentou ainda que “todas as iniciativas que visem a promoção da nossa região são positivas e contarão com o nosso apoio e participação”.


O premiado, Restaurante O Barão, propõe uma ementa com variedade de sabores inspirados na cozinha tradicional portuguesa e regional do Douro, valorizada pela eleição de produtos da Região e uma carta de vinhos muito variada e de grande qualidade.  
Fátima Galego, Chefe de Cozinha da Pousada, vê a distinção agora obtida como “muito positiva e gratificante” e considera que o contributo de toda a equipa do restaurante foi fundamental uma vez que “sendo eu responsável da cozinha d´O Barão, todo o trabalho de orientação passa por mim, mas nunca esquecendo de valorizar o trabalho de equipa”. Fátima Galego referiu ainda, acerca da sua trajetória profissional, “comecei aqui, há mais de 30 anos e aqui me mantenho, na cozinha d´O Barão. Foi aqui que aprendi e evoluí. Tudo fruto de muita dedicação e empenho”.


Segundo Fátima Galego, o segredo para conquistar o júri do concurso foi “a entrega absoluta na confeção dos pratos, aliada aos produtos selecionados. Desta aliança resultou o nosso melhor e o nosso melhor convenceu”. Intrigados acerca da matéria inspiradora, a chefe revelou que proporcionou aos elementos do júri um momento excecional de degustação, proporcionado pelo Menu: como entrada, pão regional com azeite, alho, presunto e queijo Paiva apimentado; Pratos de Peixe, sardinha de escabeche com pão regional, marmelada e três pimentos; guisadinho de tomate e ovos, espargos verdes e moura; torre de bacalhau lascado, batata cozida, broa, pimento e louro e o Prato de Carne, coelho frito em vinha d´alho com migada de tomate e ervas finas. De sobremesa brindou os jurados com maçã caramelizada com mel e vinho do Porto e gelado de nata; toucinho-do-céu em calda de frutos vermelhos e ainda “recados” com frutos secos e mel.
Estas e outras iguarias (tais como o polvo, o javali e o medalhão de novilho) são os pratos mais escolhidos pelos clientes, revelou Firmino Galego, Chefe de Sala do restaurante, que se congratula pela “aceitação já esperada dos clientes, conhecedores da nossa cozinha”. Firmino Galego classifica ainda a participação no festival “Muito positiva! Nunca é demais acumular mais uma distinção. É gratificante vermos o nosso trabalho ser recompensado e todo o nosso esforço dar frutos”.
Artur Cascarejo congratulou o galardoado e agradeceu o contributo demonstrado para a valorização e divulgação do concelho de Alijó. Felicitou ainda a HTDOURO pela iniciativa, considerando que esta é uma das formas de criar dinâmica e animação numa altura de sazonalidade acentuada.


José António Fernandes, Presidente da Direção da HTDOURO, informou aos presentes que aquela era apenas a primeira cerimónia de entrega de prémios, e que “os restantes dois restaurantes vencedores do concurso “Os Três Melhores do Festival” - Restaurante Tábua D´Aço em Tabuaço e Restaurante Castas e Pratos no Peso da Régua - serão os anfitriões das duas cerimónias já agendadas e que servem de reconhecimento dos “Três Melhores Restaurantes do Festival”, revelou ainda que na última cerimónia de entrega de prémios serão distinguidos outros 6 restaurantes, que não atingindo em pleno o conceito do festival, se assemelharam aos vencedores e se diferenciaram dos demais participantes no decurso do Festival de Gastronomia e Vinhos do Douro e que também eles “dignificaram a Gastronomia e os Vinhos da região duriense”.
Após a cerimónia de entrega de prémios, a Pousada Barão de Forrester demonstrou a qualidade da sua produção regional e proporcionou aos convidados e imprensa ali presentes um momento de degustação impar, com ênfase nos produtos de gastronomia e vinhos regionais.


A HTDOURO agradece o apoio indispensável de parceiros e investidores da Região, sem os quais, financeira e logisticamente, não poderia levar a cabo um evento com esta envergadura, tais como a Câmara Municipal de Lamego, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, a Douro Alliance, a Escola de Hotelaria e Turismo Douro/Lamego, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, a Caixa Agrícola Beira Douro, os Lacticínios do Paiva, a Raposeira, a Soltagiga e a Murganheira, que se aliaram a esta iniciativa de promoção e divulgação da gastronomia e vinhos do Douro.

Maria João Monteiro

Últimas Notícias

Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro

A HTDOURO, Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro, é uma entidade com 15 anos de existência, com um elenco diretivo multidisciplinar que se vocaciona para uma ação direta no terreno, reforçando o empenho das Instituições suas parceiras bem como dos seus Associados.

hot clinicNos últimos anos, fruto de um esforço de profissionalização, agregou na sua estrutura diretiva pessoas com fortes desempenhos profissionais nas áreas do Ensino, Economia, Gestão, Turismo, Enologia, Cultura, Marketing, Tecnologias entre outras.

Estabeleceu ainda parcerias dinâmicas com algumas reputadas Instituições da região e fora desta.

 

Ler mais...




Contactos

mapLargo dos Bancos
Edif. do Turismo do Douro
               5100 - 099 Lamego

map(+351) 254 688 433